sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sistema nervoso.


O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. A função sistema nervoso é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo. A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, que conhecemos como neurônio, é uma célula extremamente estimulável capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si mesmo, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é um exeo impulso nervoso.

As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

Neurônios: células nervosas

Um neurônio apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio.

*No corpo celular, a parte mais volumosa da cé

lula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

*Os dentritos são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

*O axônio é um prolongamento fino, geralmente

mais longo que os dentritos, que sua função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, são chamados de fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.

Células Glia

O sistema nervoso é constituído pelas células g

lia, sua função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Existem varios tipos de células glias ex: Os astrócitos que controla a passagem de substâncias do sangue para as células do sistema nervoso. Os oligodendrócitos enrolam-se sobre os axônios de certos neurônios, formando envoltórios isolantes.

Impulso Nervoso

A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido as modificações na permeabilidade da membrana plasmática. Em um pri

meiro instante, se abre as portas de passagemque permitite a entrada de grande quantidade desses íons na célula. Com isso, aumenta a quanti

dade relativa de carga positiva na região interna na membrana, provocando sua despolarização. O estímulo provoca, assim, uma onda de despolarizações e repolarizações que se propaga ao longo da membrana plasmática do neurônio. Essa onda de propagação é o impulso nervoso, que se propaga em um único sentido na fibra nervosa. Dentritos sempre conduzem o impulso em direção ao corpo celular, por isso diz que o impulso nervoso no dentrito é celulípeto. O axônio por sua vez, conduz o impulso em direção às suas extr

emidades..

A velocidade de propagação do impulso nervoso na membrana de um neurônio varia entre 10cm/s e 1m/s. A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. A bainha de mielina é constituída por camadas concêntricas de membranas plasmáticas de células da glia, principalmente células de Schwann. Entre as células gliais que envolvem o axônio existem pequenos espaços, os nódulos de Ranvier, onde a membrana do neurônio fica exposta.

Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de

um nódulo de Ranvier para o outro.


Sistema Nervoso Central:

É responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamen

Possui estruturas reforçadas por três lâminas conjuntivas, quye são as meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há, entre

as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do sistema nervoso central e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.

É constituído pelo:

ENCÉFALO

O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.

Cérebro

É aonde se localiza os centros nervosos

Cerebelo


O cerebelo coordena os movimentos e a postura c
orporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo com que façamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. É possível porque ele recebe diversas informações do encéfalo e medula espinal. Também possui uma substância cinzenta externa e substância branca, internamente.
bulbo: Faz a respiração dos musculos

Tronco encefálico

O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É, também, responsável pelos reflexos visuais e auditivos.

A ponte também auxilia em relação ao tônus
muscular, postura e equilíbrio. Além disso, controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive dos olhos e pescoço.

O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição.

O tronco encefálico é formado apenas por substância branca.


MEDULA
A medula espinal se localiza em nossas vértebras, na região onde estas são perfuradas. Ao contrário do cérebro e cerebelo, a camada cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca.

Ela é quem recebe primeiramente as informações transmitidas das mais diferentes regiões do corpo, para depois encaminhá-las para o encéfalo.

A medula é responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência, exemplo: como retirar imediatamente a mão da tomada ao receber choque.