Sala de Aula

Peixes

Perguntas

1-Características gerais dos peixes. (Corpo, pele, brânquias, opérculo, ectotérmico, linha lateral, etc.)?
R: O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme (mais afilado nas extremidades) facilitando seu deslocamento.
   A pele é recoberta por escamas que protege o corpo, e secreto muco que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento viscoso na água.
Sua respiração ocorre por meio das brânquias que são formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos.
   Os peixes são ectotérmico, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente (Água).

2-Como é a respiração dos peixes?
R: A sua respiração ocorre por meio das Brânquias (estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos). São cobertas por uma peça óssea denominada opérculo. A água entra pela boca e é direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas Brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico também é liberado pelo opérculo.

3-Como é a reprodução dos peixes?
R: A maioria dos peixes é ovípara, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.

4-Benefícios dos peixes para o ser humano?
R:O peixe é um alimento que faz parte do grupo das carnes. Ele apresenta um misto de minerais e vitaminas que são essenciais a uma alimentação saudável, além disso, possui um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças, ciclo de vida, saúde no coração e vasos sanguíneos, os dois ácidos graxos ômega três, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) são extremamente bons para o seu coração.

5-Quais os tipos de esqueleto podem ter?
R: esqueleto ósseo e cartilaginoso (formado por cartilagem)

6-Imagens de peixes!













































Anfíbios

1)      O que significa anfíbios?
R: anfíbio significa “amphis”=dupla; “bios”=vida.

2)      Quais são as características gerais dos anfíbios?
R:- dependência parcial do meio aquático (precisam de água para evitar dessecação da pele), - A maioria dos anfíbios adultos realiza a respiração pulmonar e cutânea. – Pele lisa e com glândulas mucosas para a umidade. – São animais carnívoros ex:insetos, aranhas e minhocas. – a maioria é ovípara com fecundação externa. Porém existem espécies (algumas salamandras) que apresentam fecundação interna.

3)      Características dos grupos e exemplos.

R: Os anuros representam o grupo mais diversificado que são: sapos, as rãs e as pererecas. Os sapos apresentam pele enrugada e membros posteriores curto, a rã geralmente tem pele lisa e membros posteriores longos e as pererecas apresentam nas extremidades dos dedos, dilatações semelhantes a ventosas, que permitem a fixação em rocha, árvore e paredes.
Adultos não apresentam cauda e seus membros são próprios para saltar. Os membros posteriores são bem maiores que os anteriores e impulsionam o animal na hora do pulo. Alguns anuros têm membrana entre os dedos que ajudam na natação.

Os urodelos são representados pelas salamandras. Esse grupo é raro no Brasil, apresenta cauda, corpo alongado, quatro membros e sua aparência são semelhantes ao um réptil. Algumas espécies apresentam metamorfose incompleta, e os adultos permanecem com as características das larvas. Todos vivem na água.

Os Ápodes são animais conhecidos como cecílias ou como cobras cegas. Embora estes animais não são serpentes são denominados Ápodes pois não tem patas, o corpo é alongado e vermiforme. Vivem em regiões tropicais, em ambeientes aquáticos ou enterrados. Tem olhos reduzidos, as vezes recobertos por membranas por isso são chamados de cobras cegas.


4)Imagens.






**Répteis**

1-Quais são as características gerais dos répteis?
R:-São independente da água para se reproduzir, pois seus ovos tem uma casca protetora.
-Pele coberta por escama, carapaças e placas córneas que impedem a perda da água.
-Respiram por pulmões e são ectotérmicos.
-A maioria é ovípara e algumas cobras são vivíparas(não botam ovos) e outras são ovovivíparas –ovos dentro do corpo da mãe.

2-Qual a importância dos ovos com casca para os répteis?
R:A casca do ovo protege o embrião e contêm água e alimento para o seu desenvolvimento.

3-Quais são os grupos de répteis?Dê exemplos.
R:Os lacertílios incluem os lagartos, lagartixas domésticas, iguanas e camaleões.Os quelônios são as tartarugas, cágados e jabutis.A característica mais marcante desse grupo é a presença de uma carapaça dura que os protege contra predadores.Os crocodilianos são jacarés e crocodilos.Podem ser encontrados na água doce e nas proximidades dos mares.Os ofídios são as serpentes. Algumas tem glândulas de peçonha, como a jararaca, cascavel e a cobra-coral.

4-Imagens de répteis.






                                                                                                                    Aves!

 1-Quais são as características de vôo das aves?

R: membros anteriores transformados em asas recobertas por penas. Presença de quilha ou carena, nas quais se prende o músculo peitoral responsável pelos batimentos das asas. Ossos pneumáticos: são ossos ocos preenchidos de ar. O esqueleto das aves é muito mais leve em relação a outros vertebrados. Pulmão altamente eficiente. As aves precisam de muito gás oxigênio para gerar energia durante o vôo. Ausência de dentes: o que contribuem para a leveza corporal. Sacos aéreos, que maximizam a capacidade respiratória das aves e contribuem para a leveza corporal. Intestino reduzido e evacuam durante o vôo.


                                                  Mamíferos.

Características gerais.

è    São endotérmicos: A temperatura do corpo não varia com as mudanças de temperaturas.
è    Glândulas mamárias: Nas fêmeas, as glândulas são mais desenvolvidas produzindo leite como que alimentam os filhotes recém nascidos.
è    Pelos: Ajudam na temperatura do corpo.
è    Tecido adiposo: É uma camada de gordura que serve como reserva energética, além de ajudar na temperatura corporal.
è    Glândulas sudoríparas: Responsáveis pela produção de suor.
è    Glândulas sebáceas: Produzem uma substancia oleosa é utilizada para lubrificar e impermeabilizas a pele e os pelos.
è    Pulmões: Desenvolvidos com ampla superfície para as trocas gasosas.
è    Alvéolos pulmonares: É quando a superfície respiratória e aumentada graças a presença disso.
è    Dentes: Tem diversos tipos. Cada um desempenha uma função diferente, como rasgar, cortar e triturar alimentos.
è    Vivíparas: Com fecundação interna.
è    Ovivíparas: ornitorrinco.
è    Órgãos dos sentidos: são bem desenvolvidos.
è    Comportamento social: Ou seja, vivem em grupos.

Diversidade.

è    Monotremados: são os mamíferos mais primitivos, visto que são os únicos que botam ovos ex: ornitorrinco e équidna.
è    Marsupiais: São vivíparos cujos embriões apresentam um curto tempo de gestação e nascem sem estar completamente desenvolvido. A maioria após o nascimento passa para o marsúpio que é uma bolsa que recobre as glândulas mamárias da fêmea. Ex: canguru e coala são marsupiais.
è    Mamíferos placentários: Representam 95% das espécies de mamíferos existentes. São vivíparos, eles nascem bem formados e desenvolvidos no interior materno. Placenta: Estrutura pela qual o embrião recebe os nutrientes da mãe.

Ordens:

->Desdentados: ex: tatu e tamanduá

->Proboscídeos: ex: elefante.

->Cetáceos: ex: boto e o golfinho.

Roedores: ex: rato, esquilo, castor e paca.

->Primatas: ex: gorila, chimpanzé e ser humano.

->Quirópteros: ex: morcego.
->Carnívoros: ex: gato, cão, lobo, raposa, urso e onça-pintada.

->Ungulados:ex:boi, veado, porco, burro e cavalo.

->Sirêneos: ex: peixe boi e manati.