quarta-feira, 25 de agosto de 2010

equinodermes



São animais marinhos e livres, exceto por alguns crinóides que vivem fixos a rochas (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos que utilizam os braços para se locomover. EX: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar. Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, caracterizado por), pertencente à clado Deuterostomia do reino Animalia. Este filo surgiu no período Cambriano recente e contêm cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.
Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origem enterocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporo origina o ânus dos indivíduos.
Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto. As larvas são livres natantes e semelhantes a embriões de cordados. Depois, o lado esquerdo do corpo se desenvolve mais que o direito, que é absorvido, e organiza-se numa simetria radial, em que o corpo é arranjado em partes em volta de um eixo central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário