sexta-feira, 12 de agosto de 2011

sistema excretor

O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.



Rins: se localiza na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o córtex que é mais externo, e a medula que é a mais interna.

Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.

O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman.

Como funciona os rins: O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão. O sangue arterial é conduzido em uma alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão é de normalmente de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman chamado de processo de filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula ela constitue o filtrado glomerular, que é parecido em composição química com o plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares que passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, onde a parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio.

função renal: Tem a necessidade de reter água no interior do corpo que deixa a urina fica mais concentrada, em função da maior reabsorção de águaconforme a quantidadade de agua, a urina fica menos concentrada, em função da menor reabsorção de água. O principal agente regulador do equilíbrio hídrico no corpo humano é o hormônio chamado ADH produz no hipotálamo e armazenado na hipófise. A concentração do plasma sangüíneo é detectada por receptores osmóticos localizados no hipotálamo.

Uretra : É um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na região vulvar e, no homem, na extremidade do pênis. Sua comunicação com a bexiga mantém-se fechada por anéis musculares - chamados esfíncteres.

Bexiga: É uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, cuja função é acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter 250 ml de urina, que é eliminada periodicamente através da uretra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário