sexta-feira, 30 de setembro de 2011

músculos



Tecido Muscular Estriado Esquelético

Nosso corpo possui cerca de 640

A célula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inúmeros núcleos e pode atingir comprimentos que vão de 1mm a 60 cm.
Tecido Muscular Liso

Está presente em diversos órgãos internos que é tubo digestivo, bexiga, útero e também na parede dos vasos sanguíneos. As células musculares lisas são uninucleadas e os filamentos de actina e miosina se dispõem em hélice em seu interior, sem formar padrão estriado como o tecido muscular esquelético.

A contração dos músculos lisos é geralmente involuntária, ao contrário da contração dos músculos esqueléticos.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco. Está presente no coração. Ao microscópio, apresenta estriação transversal. Suas células são uninucleadas e têm contração involuntária.


Sarcômero

As fibras musculares esqueléticas tem o citoplasma repleto de filamentos longitudinais muito finos, as miofibrilas constituídas por microfilamentos das proteínas actina e miosina. A disposição regular dessas proteínas ao longo da fibra produz o padrão de faixas claras e escuras alternadas, típicas do músculo estriado.

A quantidade de actina e miosina que se repetem ao longo da miofibrila são chamadas sarcômeros. As faixas mais extremas do sarcômero, claras, e contém filamentos de actina. A faixa central mais escura, as extremidades desta são formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos, enquanto sua região mediana mais clara, contém miosina.

Contração Muscular

O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular. Assim que cessa o estímulo, o cálcio é rebombeado para o interior do retículo sarcoplasmático e cessa a contração muscular.

A energia para contração muscular é suprida por moléculas de ATP que são produzidas durante a respiração celular. O ATP atua na ligação de miosina à actina, o que resulta na contração muscular. Mas a principal reserva de energia nas células musculares é a fosfocreatina, onde grupos de fosfatos, ricos em energia, são transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP. Quando o trabalho muscular é intenso, as células musculares repõem seus estoques de ATP e de fosfocreatina, intensificando a respiração celular, utilizando o glicogênio como combustível.

Tetania e Fadiga Muscular

A estimulação contínua faz com que o músculo atinja um grau máximo de contração, o músculo permanece contraído, condição conhecida como tetania. Uma tetania muito prolongada ocasiona a fadiga muscular. Um músculo fadigado, após se relaxar, perde por um certo tempo, a capacidade de se contrair. Pode ocorrer por deficiência de ATP, incapacidade de propagação do estímulo nervoso através da membrana celular ou acúmulo de ácido l

ático.

Antagonismo muscular

A movimentação de uma parte do corpo depende d

a ação de músculos que atuam antagonicamente. Por exemplo, a contração do músculo bíceps e o relaxamento do tríceps, provocam a flexão do membro superior.

Fibras musculares lentas e rápidas

As fibras musculares esqueléticas diferem quanto ao tempo que levam

para se contrair, podendo levar um tempo de até 5 vezes maior do que as rápidas para se contrair.

As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuem maior quantidade de mitocôndrias, maior irrigação sanguínea e gran

de quantidade de mioglobina, capaz de estocar gás oxigênio. As fibras rápidas, pobres em mioglobina, estão presentes em músculos adaptados à contrações rápidas e fortes.

Esses dois tipos de fibras podem ser diferenciados apenas ao microsc

ópio por meio de corantes especiais.

Tônus muscular

Os músculos mantêm-se normalmente em um estado de contração parcial, o tônus muscular, que é causado pela estimulação nervosa, e é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Quando o nervo que estimula um músculo é cortado, este perde tônus e se torna flácido. Estados de tensão emocional podem aumentar o

tônus muscular, causando a sensação física de tensão muscular. Nesta condição, gasta mais energia que o normal e isso causa a fadiga.

Tipos de músculos: Existem três tipos de músculos no corpo

humano eles são,

* Musculos estriados;São células denominadas fibras músculares que são interigadas

pelo tecido conectivo. É de caráter voluntário ou não, sendo inervado por neoronios motores. Pode ser do tipo estriado esquelético, ou estriado cardíaco.

Este tipo de músculo contém terminações nervosas para a d

or e possui proprioceptores sendo responsável pela produção de movimentos e manutenção da postura corporal e constituem cerca de 40 a 45% do peso corporal de um adulto.

Este tipo de músculo é denominado estriado por possuir estriações transversais formadas pela disposição, organização das proteínas actina e miosina. Possui tendões que lig

am o músculo no osso.

* Músculo estriado esquelético: Forma a camada muscular do coração , conhecida como miocardio. Também é chamado tecido muscular estriado esquelético cardíaco.

Morfologia do tecido muscular cárdiaco: As fibras se dispõem lado a lado, juntando-se e se separando entre si, através das junções de abertura. Uma grande vantagem neste tipo de disposição de fibras que são os impulsos, uma vez atingindo uma célula, passa com grande facilidade às outras. A este conjunto de fibras, unidas entre si,observadas em microscópio óptico, aparentemente forma um sincício, nota-se a formação de discos intercalares. Existem dois sincícios funcionais formando o coração:

Músculo liso: É uma musculatura de contração invonlutaria e lenta, composta por células mononucleadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário