sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sentidos

Tato:
É um dos sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cerebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos. Temos doenças que afetam o nosso tato que são: as doenças demartológicas, micose, frieira, acne, pano branco, verrugas, alergia, cancêr de pele etc...

Paladar:
São excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. É constituída por células epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua.
Na superfície de cada uma das células gustativas observam-se prolongamentos finos como pêlos, projetando-se em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades
As células gustativas de uma papila uma rede com duas ou três fibras nervosas gustativas, as quais são estimuladas pelas próprias células gustativas. Para que se possa sentir o gosto de uma substância, ela deve primeiramente ser dissolvida no líquido bucal e difundida através do poro gustativo em torno das microvilosidades. Temos doenças degenerativas em estado avançado, como diabetes que vai minando o organismo todo, interferindo na sensibilidade que afetam o paladar.


Visão
:
É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação do local onde vemos. O mecanismo da visão possui a Íris, o diafragma, e a retina seria a placa ou película. Desta maneira os raios luminosos, ao penetrarem na córnea e no humor aquoso, passando pela pupila, chegam ao cristalino, que leva a imagem mais para trás ou para frente, permitindo que ela se projete sobre a retina. Umas doenças causadas nos olhos são: Hipermetropia, Miopia, Astigmatismo. Glaicoma, catarata, Daltonismo, Conjuntivite etc...Audição:
As estruturas que fazem parte da audição são os ouvido externos, o ouvido médios e a cóclea. Os canais semicirculares, o sáculo e o utrículo são responsáveis pelo equilíbrio.

O ouvido externo é um canal que se abre para um meio exterior na orelha, que é uma projeção da pele de tecido cartilaginoso.

O ouvido médio, separado do ouvido externo pelo tímpano, é um canal estreito e cheio de ar. Em seu interior, existem três pequenos ossos que são martelo, bigorna e estribo, alinhados do tímpano ao ouvido interno.

O ouvido médio possui uma comunicação com a garganta através de um canal flexível (a Trompa de Eustáquio), que equilibra as pressões do ouvido e do meio externo. A cóclea é a parte do ouvido interno responsável pela audição. Umas das doenças que ocorre com a audição são: A Apendicite caudal e surdez progressiva são apenas umas que ocorrem com a audição.

Olfato:

É representado pelo nariz. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasaisque é chamada de mucosa olfativa que é amarela, para distingui-la da vermelha é a que cobre a parte inferior.

A mucosa vermelha é dessa cor por ser muito rica em vasos sangüíneos, e contém glândulas que secretam muco, que mantém úmida a região. Se os capilares se dilatam e o muco é secretado em excesso, o nariz fica obstruído, sintoma característico do resfriado.

A mucosa amarela é muito rica em terminações nervosas os produtos voláteis ou de gases perfumados e substâncias lipossolúveis que se desprendem das diversas substâncias, ao serem inspirados, entram nas fossas nasais e se dissolvem no muco que impregna a mucosa amarela, atingindo os prolongamentos sensoriais.

Podem serem afetados e desgastados pela poluição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário